Mensagem do Presidente,
Prezados,
O Brasil vive sua pior crise econômica desde 1930. Nós todos estamos sofrendo suas consequências.
Entretanto, há o outro lado da moeda, pois a crise é também um momento de mudança e de inovação. Para que? Para se fortalecer e crescer, quando da retomada do desenvolvimento.
A propósito, os primeiros sinais da superação da recessão começam a aparecer.
A equipe da FBTS está enfrentando a crise com esses propósitos. Novos produtos estão sendo desenvolvidos. Métodos de trabalho e soluções organizacionais já foram implantados. A busca de novos clientes está sendo trabalhada.
Hoje, gostaria de abordar o tema da qualidade do ensino da inspeção da Soldagem.
Durante o recente “boom” de obras, cresceu consideravelmente o número de instituições de treinamento de inspetores, mas nem sempre com a qualidade desejável.
Resultado: Um alto índice de reprovação nas provas de certificação, com as frustações decorrentes.
A solução adotada foi introduzir na Norma NBR14842, requisitos de conteúdos programáticos mínimos e avaliação independente da capacidade das referidas instituições.
A norma estabelece ainda que FBTS, como organismo acreditado de certificação, é a responsável por essa avaliação independente. Nasceu assim a Entidade Reconhecida de Treinamento.
Nos últimos meses, a FBTS desenvolveu os procedimentos de reconhecimento, como também os métodos de avaliação de conteúdos, de metodologias de treinamento e de recursos laboratoriais necessários.
Mais importante ainda, após as primeiras avaliações, a Fundação passou a adotar uma postura de cooperação, para somar sua experiência com a da entidade avaliada,
para abreviar assim a conquista de padrão mais elevado de qualidade do ensino ministrado.
Até o momento, duas entidades de treinamento lograram o reconhecimento: América Qualificações Técnicas e Escola Industrial Delta. Outras virão em breve.
Quem se beneficia dessa inovação? Sem dúvida, os principais beneficiários serão os candidatos ao treinamento e à certificação de inspetores de soldagem que poderão escolher,
dentre as entidades reconhecidas, aquela que poderá lhes proporcionar um ensino de qualidade superior e, também,
a possibilidade ampliada de sucesso nas provas de certificação. Mais do que isso, um ensino de melhor qualidade proporciona um desempenho profissional superior que aumenta a empregabilidade e que contribui para um progresso funcional mais rápido.
Nas próximas edições, abordaremos outras inovações em curso na FBTS.
José Paulo Silveira – Conselheiro FBTS - 24/10/2016
|